Idiomas Português English Español
Redes Sociais Instagram YouTube Facebook

Empresa

 > da mega-jogos gauchao 2023-placar ao vivo de ontem

Foto: Trófeus Prêmio ´´Melhores Marcas´´

Para Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria, o produto das prisões tende a ser o acirramento da polarização política no país.

“As prisões alimentam as disputas entre lulistas e bolsonaristas. Isso ajuda a manter a polarização política. [As prisões] têm efeitos dúbios”, aponta o especialista. Ainda assim, “a punição deve gerar desincentivo a esse tipo de comportamento”, completa.

Graziella Testa, doutora em ciência política pela FGV-SP, diz que responsabilizar os executores pelos ataques é primordial.

Na sua opinião, isso também implica em uma investigação mais profunda sobre alguns militares, citando a presença de manifestantes em frente a quartéis após a eleição, durante semanas, com pedidos por uma intervenção das Forças Armadas na política nacional.

“É importante, fundamental, responsabilizar os executores. Mas, mais do que isso, responsabilizar todos aqueles atores da política. E não só o ex-presidente Bolsonaro; estou falando, inclusive, das Forças Armadas, que foram muito pouco responsabilizadas no contexto”, afirma Graziella.

Na visão de Graziella Testa, o ponto mais importante da comissão foi ter criado um relato histórico de como tudo se desenvolveu naquele dia.

“Nesses momentos muito definidores – e o 8 de janeiro sempre vai ser um momento definidor da democracia brasileira – é importante ter um registro muito claro do que aconteceu. O que a CPMI rendeu foi a produção de conteúdo para mídias sociais, de curta duração, aqueles que têm grande repercussão, mas sem grandes fundamentos”, diz a doutora em ciência política.

Rafael Cortez corrobora o argumento, acrescentando que a CPMI “teve um impacto não tão grande na opinião pública, porque ocorria num cenário muito polarizado, de muita desconfiança entre os lados políticos”.

“Temos sinais de que existe uma clivagem, um conflito cristalizado entre esquerda e direita, entre lulistas e bolsonaristas. Então, acho que, a despeito dos trabalhos da CPMI, a gente tem esse conflito bastante cristalizado”, finaliza o cientista político.

Inicialmente pedida – e protocolada – pela oposição ao governo, a CPMI acabou não rendendo o resultado esperado pelo grupo que apoia Jair Bolsonaro, na visão de Marco Antônio Teixeira.


Megacril Ind. Com. Prod. Acrílicos Metalúrgicos Ltda.
CERTIFICADO SSL - SITE 100% SEGURO
LOSTRES Publicidade
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 450 - CEP: 09850-300 - São Bernardo do Campo - SP - Brasil

Site destinado apenas para vitrine de produtos.

2018, Acrimet. Todos os direitos reservados.